Seguro Prestamista

Seguro Prestamista

O seguro prestamista é um dos produtos em seguro mais importantes para agregar a um financiamento, consórcio ou empréstimo, pois tem o objetivo de garantir a quitação da dívida do usuário em caso de morte, invalidez e até mesmo em situações de desemprego. O seguro prestamista funciona como proteção, para que o segurado (ou seus herdeiros) não percam aquele bem conquistado a muito custo, como uma casa ou um carro.

A necessidade do seguro prestamista existe em quase todas as operações de crédito entre o usuário e seus credores. O seguro prestamista é celebrado entre a instituição que fornece o crédito e o segurado, já que a instituição é a primeira beneficiária caso seja necessário acionar o seguro. Isso é a garantia para bancos e financeiras de que o contratante não ficará inadimplente em situações de emergência.

O seguro prestamista é indicado principalmente para pessoas que não tenham patrimônio ou recursos suficientes para quitar bens adquiridos por meio de financiamentos e consórcios ou limites do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos bancários, aquisição de bens de consumo, como roupas, eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos no varejo.

É possível acionar o seguro prestamista em caso de falecimento ou incapacitação de atividade econômica do segurado, além da perda de emprego ou fonte de renda principal, o que garante o pagamento de algumas parcelas realizado pela própria instituição. A maioria das seguradoras garante o pagamento de três a seis parcelas caso o segurado seja demitido ou apresente uma incapacidade momentânea de realizar suas atividades profissionais.

Além do valor integral da dívida, também é possível contratar um valor maior, para que além do banco, outro beneficiário indicado pelo segurado receba o saldo restante (aquele que sobrou após quitação da dívida), valendo também como uma forma de previdência. O custo da contratação do seguro prestamista está atrelado ao perfil de risco do usuário, da mesma forma que outros tipos de seguro.

Como dissemos acima, mais que para o consumidor, a contratação do seguro prestamista é de extrema importância para o empresário, pois garante a quitação da dívida nas situações mais recorrentes de inadimplência, que são morte, invalidez e demissão do cliente. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, cerca de 33% dos brasileiros endividados, a perda do emprego se tornou a principal razão da inadimplência.

Solicite uma cotação

 

Sexo:*