Seguro Responsabilidade Civil Profissional

Seguro Responsabilidade Civil Profissional

Com o crescimento do número de profissionais liberais e microempreendedores, o seguro de responsabilidade civil profissional vem ganhando espaço há cada ano. Se trata de um seguro voltado a empresas e profissionais em atividades que, de alguma forma, podem causar danos materiais, corporais ou imateriais.

Um engenheiro liberal, por exemplo, quando assina um projeto, se torna responsável por ele, inclusive na ocorrência de acidentes em que tenha que indenizar pessoas ou empresas. O problema é que é bem comum que o profissional liberal ou o microempreendedor não possua patrimônio suficiente para cobrir grandes indenizações, levando muitos empresários e executivos à falência.

O seguro de responsabilidade civil profissional é dividido em duas modalidades, duas áreas de risco. A primeira é voltada principalmente aos profissionais liberais, em atividades exercidas legalmente no país, e cobre riscos por erros e omissões (E&O). Médicos, dentistas, auditores, advogados, arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e de seguros, consultores, entre outros profissionais que constituam sua “própria empresa”.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor garante que o consumidor de determinado produto ou serviço seja indenizado em caso de danos, e que o profissional é responsável por fazer a prevenção e indenização em situações como essa. Como o E&O pode ser contratado como all risks (todos os riscos), ficam cobertos por essa modalidade do seguro de responsabilidade civil profissional todas as reclamações decorrentes dos serviços prestados, exceto aquelas excluídas previamente na apólice.

A segunda modalidade é voltada a executivos do alto escalão de grandes empresas, corporações e holdings, o D&O (Directors and Officers Liability Security, em inglês). Cobre os executivos responsáveis de possíveis danos causados pela tomada de decisões nas empresas em que trabalham, já que eles podem ser processados como pessoa física. O patrimônio pessoal do executivo fica segurado pelo D&O, desde que não seja comprovada conduta ilícita ou má-fé.

O valor a ser segurado é sempre definido por quem contrata o serviço de responsabilidade civil profissional, assim como a abrangência da cobertura que, como dissemos acima, pode ser all risks ou ter abrangência menor, conforme os riscos que o profissional efetivamente corre, o que influi diretamente no custo do seguro.

É importante o contato com um corretor de seguros preparado para auxiliar na contratação de um seguro de responsabilidade civil profissional com a cobertura adequada ao profissional liberal, microempreendedor ou executivo. A LR Seguros tem corretores à disposição para solucionar suas dúvidas e apresentar as melhores propostas do mercado.

Solicite uma cotação

 

Sexo:*