Seguro Saúde

Seguro Saúde

O seguro saúde um complemento e uma alternativa ao sistema de saúde pública é necessária no Brasil, que nem sempre é tão eficiente quanto necessitamos. O que muitas pessoas não sabem é que seguro saúde e plano de saúde não são a mesma coisa. Enquanto o plano de saúde só oferece assegura assistência médica prestada por profissionais, hospitais e clínicas credenciados pela operadora (aqueles contidos nos livretos), o seguro saúde oferece ao segurado a liberdade para escolher os profissionais e estabelecimentos, trabalhando com o sistema de reembolso.

Para que o segurado e seus dependentes não necessitem desembolsar o valor do procedimento, é comum que algumas seguradoras ofereçam a chamada rede referenciada, em que a empresa paga diretamente ao prestador por meio de guias ou outro comprovante de serviço. Ainda assim, a escolha da rede referenciada é do segurado, que tem o reembolso garantido conforme as condições contratadas.

Diferente do plano de saúde, que pode ser individual ou coletivo, o seguro saúde é voltado a contratos coletivos empresariais e por adesão. O contrato coletivo empresarial pode ser automático, no qual o funcionário está segurado no momento da assinatura do contrato de trabalho, ou por adesão, ou seja, cuja entrada é facultativa. Em ambos os casos, o segurado pode ou não prever a inclusão de dependentes. Já no contrato por adesão, a contratação do seguro saúde e inclusão de dependentes é opcional, desde que o interessado em aderir ao contrato tenha vínculo associativo com pessoa jurídica de coletividade profissional, classista ou setorial (como sindicatos e entidades de classe).

A contratação do seguro saúde se assemelha a do plano de saúde no funcionamento, na obrigação do segurado em pagar mensalmente um valor estipulado para si e valores adicionais para dependentes. O seguro saúde também possui carências e limitações de cobertura que devem ser consideradas na hora da contratação. Em alguns casos, dependendo da quantidade de participantes a aderirem a um seguro saúde, a seguradora pode oferecer algumas vantagens, como isenção de carência, inclusão de dependentes acima de 65 anos, entre outras.

Em todos os casos, a Agência Nacional de Saúde também é responsável por regulamentar o serviço e a cobertura oferecida pelos seguros saúde, conforme a Lei 9.656, de 1998, de modo semelhante aos planos de saúde. Isso torna bastante confiável a contratação de um seguro saúde, além de ser amparado também pelo Código de Defesa do Consumidor em casos de omissões e abusos.

Fale com a LR Seguros para contratar o seguro saúde mais adequado às necessidades da sua empresa ou associação profissional!

Solicite uma cotação

 

Sexo:*