Corretora de Seguros em Santa Maria | LR Seguros

Blog

Como contratar seguro de automóvel barato | LR Seguros

Como contratar seguro de automóvel barato | LR Seguros

Modalidade mais popular de seguridade, o seguro de automóvel é imprescindível num país com uma média de um roubo ou furto de veículo por minuto. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, são mais de 550 mil roubos por ano. Número que encarece - e muito - os custos das apólices, já que as seguradoras precisam calcular o risco para definir os preços. Mas como contratar seguro de automóvel barato é o principal questionamento dos proprietários, que precisam proteger seu bem e, para muitos, seu ganha-pão, como é o caso de motoristas de Uber e outros aplicativos.

O que torna o seguro de automóvel barato, além do perfil?

O perfil do motorista é um dos principais fatores a impactar no preço. Condutores de 25 anos, solteiros, tendem a pagar mais do que outros de 35 anos, com mais de 10 anos de habilitação, casados. Isso é algo que não dá pra mudar, mas comprar um carro mais antigo pode sim reduzir o valor da apólice. Vale lembrar que a maioria das seguradoras aceita carros com idade máxima de 10 ou 15 anos, e, em geral, veículos acima dessa idade já começam a enfrentar custos de seguro mais alto, devido a dificuldade de repor peças e à maior probabilidade de apresentarem problemas. Em alguns casos, o seguro pode cair de preço em modelos mais novos. É o caso de um Volkswagen Gol 2019, que tem uma cotação média de R$ 1.100, contra R$ 1.500 de um Gol 2010. Pesquise sempre pelos carros que apresentam menor risco. Para garantir a condição que cabe no bolso, o jeito é cotar o seguro automóvel antes de adquirir o veículo e definir a faixa de preço que é possível assumir.

Itens de cobertura: quais encarecem a apólice?

As coberturas básicas cobrem roubo, furto, incêndio, colisão, danos causados por alagamento, granizo, raios e outras condições adversas. Essas são essenciais e vão garantir indenização do segurado por danos materiais causados ao veículo ou a sua perda, no caso dessas ocorrências. Só que as seguradoras também oferecem coberturas adicionais, que podem ser muito úteis, como cobertura de acessórios, carroceria, danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores, assistência 24 horas, carro reserva, despesas extras, maior quilometragem de guincho, entre outros. A vantagem de serem adicionais é que é possível negociar a retirada, mantendo somente o necessário. Em sua casa já tem outro carro? Pra que um carro reserva? Você não costuma se afastar muito da sua residência? Pra que aumentar a extensão de perímetro de cobertura? É comum a cobertura 24h oferecer, inclusive, serviços como reparos em residência e afins. São opções válidas, mas que devem ser analisadas, pois podem impactar em até 40% do preço da apólice, segundo levantamento da Protege. Para entender e cotar opções de seguro automóvel, o recomendável é entrar em contato com especialistas, de preferência de 10 a 15 dias antes da renovação de seu seguro, ou antes de comprar um novo veículo. Você pode fazer isso aqui: solicite uma cotação de seguro automóvel

Fale com a gente no WhatsApp!