BLOG
30 out, 2018

Descubra qual consórcio escolher para adquirir um bem

Qual Consórcio Escolher?

Normalmente quando se pensa em adquirir um bem a primeira coisa que vem a cabeça são os consórcios. Muito populares na década de 1970, hoje ainda oferecem diversas vantagens como taxas que chegam a 50% de outras modalidades de investimento. Então, pronto para descobrir qual consórcio escolher?


O consórcio é prática recorrente por quem quer adquirir um bem, seja imóvel ou veículo, mas não possui de todo o investimento disponível. Além disso, saber qual consórcio escolher facilita na hora de realizar um sonho de aquisição.

O primeiro ponto a se considerar é o planejamento. Você precisa planejar o desembolso do investimento mensal que vai fazer no consórcio. Assim como outras modalidades de investimento, você precisa estar ciente que está pagando para adquirir um bem futuro.

Um outro ponto importante a considerar é o formato de sorteio. As contemplações do consórcio se dão via sorteio e estes acontecem durante as assembleias definidas e realizadas pela administradora de seu consórcio.

Você pode ficar tranquilo, o consórcio é seguro e regulamentado. Quem regulamenta o funcionamento dos consórcios é o Banco Central, o qual destaca que as assembleias são obrigatórias e nelas os consorciados têm direito a voto, em decisões sempre baseadas em maioria simples.

No consórcio você pode ser contemplado de duas formas: sorteio e lance

Existem também duas maneiras de ser contemplado no consórcio: sorteio e lance. No sorteio, que é a forma mais comum de contemplação, os consorciados concorrem com suas cotas e todos possuem a mesma chance. É comum que neste modo as administradoras usem os números sorteados na loteria federal para definir os vencedores.

A segunda forma possível de ser contemplado é através do lance. Ao fazer a oferta por um lance, o consorciado se compromete em adiantar o valor de determinada quantidade de parcelas, a ser definida até horas antes da assembleia.

O modo acima é conhecido como lance livre e a melhor proposta feita por um consorciado e apresentada na assembleia tem direito a carta de crédito. Além do lance livre, o mais popular, existem também outras tipos como o lance embutido, no qual o consorciado dá parte do valor de sua carta como lance e este é descontado caso ele for contemplado, e o lance fixo, no qual o valor ofertado deve atingir o mínimo conforme definido em contrato.

Com as informações acima você já é capaz de decidir qual consórcio escolher. Mas, além destes, existem outros pontos importantes que podem ser tratados com nossos especialistas em consórcios. Solicite uma cotação e vamos conversar!