Corretora de Seguros em Santa Maria | LR Seguros

Blog

Seguro viagem para intercâmbio: você precisa de um para viver este momento | LR Seguros

Seguro viagem para intercâmbio: você precisa de um para viver este momento | LR Seguros

Seja para estudar, fazer trabalho voluntário ou ter novas experiências de vida, a opção de intercâmbio é um sonho pra muita gente e uma realidade cada vez mais presente. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), houve um aumento de mais de 20% no número de brasileiros que fizeram intercâmbio em 2018. Os países e motivos são variados, mas domina o desejo de aprender um novo idioma, com as nações de língua inglesa liderando os destinos: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália e até a pequena ilha de Malta, no Mediterrâneo, que tem o inglês como idioma oficial. Mas na hora de contratar um intercâmbio é importante se atentar a um detalhe importante: o seguro viagem. Muito popular para viajantes de turismo, é possível contar com assistência também nas experiências de intercâmbio. Entenda a seguir como funciona e os benefícios de contratar!

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é uma assistência a viajantes nacionais e internacionais, seja por turismo, a negócios, estudos etc. Essa assistência é como um seguro de vida que vai cobrir o viajante durante a estadia no destino. Este seguro cobre situações comuns em viagens, como extravio de bagagens, acidentes e incidentes no destino, assistência médica, repatriação médica ou funerária e até apoio financeiro / jurídico em casos específicos. Até para casos de morte ou invalidez, o seguro viagem prevê indenizações.

Vantagens de contratar no intercâmbio

Pense que após uma deliciosa viagem de fim de semana em um país frio, você resolve esquiar nas montanhas e, desacostumado com tanto gelo, se agasalha mal e pega um resfriado daqueles que exigem uma passada ao médico para não perder as aulas da próxima semana. Como você vai fazer isso? Vai pagar em euros, libras ou dólares a consulta e os procedimentos necessários?! Em alguns países, viajantes até têm acesso à rede pública de saúde local, mas o mais comum é que seja exigido o seguro viagem como "compensação" ao sistema de saúde local pelos gastos que o viajante trouxe aos cofres públicos. Já em países sem sistema público de saúde, como os EUA, tratamentos médicos podem sair uma fortuna na casa dos milhares de dólares, mesmo os mais simples. É aquele sonho de comprar o celular mais recente ou notebook em outro país indo embora por falta de planejamento... Consegue imaginar? O seguro viagem para intercâmbio funciona para esse tipo de situação. E outros, como extravio de bagagens, roubo ou furto de pertences, documentos ou dinheiro. Nestes casos, basta acionar o seguro para ter acesso à assistência em português, esteja onde estiver. Sem seguro, o viajante só conta com as autoridades locais que, muitas vezes, não falam o seu idioma.

Dicas para estudantes contratarem seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório em muitos países e, pelos motivos que você viu acima, desejável para qualquer viagem, principalmente as internacionais. Questões como idioma e cultura diferentes podem comprometer na hora do aperto. Devido ao Tratado de Schengen, para viajar a qualquer país da União Europeia, além de Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça, a contratação do seguro viagem é obrigatória. Condição de entrada no país. A cobertura do plano também precisa ser de, pelo menos, 30 mil euros. A Austrália, outro destino muito popular entre os brasileiros, também exige seguro viagem, mas não especifica valor mínimo de cobertura. Ainda assim, é desejável a contratação de um plano de pelo menos 50 mil dólares, que é a média de seguros viagem. Nos EUA e Canadá o seguro viagem não é exigido, mas é importantíssimo contratar devido aos altos custos com saúde que ambos os países apresentam. Outra dica: a contratação de um seguro viagem costuma sair mais barata quando feita direto com uma corretora de seguros, ao invés de contratá-la com a agência de viagens. Se está planejando seu intercâmbio e busca por um seguro viagem para intercâmbio que vai te deixar tranquilo, é só acessar este site.

Fale com a gente no WhatsApp!